PEDROCK LIMPO

O projeto Pedrock Limpo, que foi lançado no X Pedrock, é um projeto realizado em parceria com o Grupo Excursionista Pedra Branca, Associação sem fins lucrativos, de cunho ambiental, atuante na cidade de Pedralva/MG.
O Pedrock Limpo foi criado com o objetivo principal de deixar todo o espaço onde ocorre o evento totalmente limpo. Todo o lixo produzido durante o evento foi coletado separadamente, pesado e enviado ao Centro de Triagem e Compostagem Taiuveira, de Pedralva. Durante os três dias de evento foram coletados mais de 400 quilos de metal, 60 Kg de papel, 55 Kg de plástico e 50 Kg de lixo orgânico.
Ainda para manter o espaço totalmente limpo foram distribuídos portas-bitucas, para que o público não jogasse as bitucas de cigarro no chão.
Como parte deste projeto, o Pedrock foi certificado ambientalmente com o selo IDES (Índice de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável). O IDES é um sistema de certificação desenvolvido pelo Instituto Águas do Prata – IAP, que inclui, principalmente, a adoção de posturas que aumentam a eficiência na utilização de insumos, demonstrando assim o comprometimento com as práticas do desenvolvimento sustentável. O IDES é aplicado em etapas. O Pedrock, em 2010, foi certificado com o nível 1, onde será feito todo o cálculo do lixo produzido, do consumo de água e energia elétrica e os gases de efeito estufa (GEE) produzidos durante todo o evento. Com os cálculos apresentados pelo IAP, o Pedrock neutralizará os GEE com o plantio de mudas em 3 grandes frentes: recuperação da nascente da pedra do Pedrão, símbolo do evento, recuperação da nascente do Parque de Exposições de Pedralva, onde ocorre o evento, e na arborização urbana.
O projeto Pedrock Limpo representa um grande passo para a cidade de Pedralva, uma vez que o Pedrock se torna o primeiro evento da região com certificação ambiental e livre de gases causadores do efeito estufa. Isso demonstra claramente a responsabilidade social e ambiental do Pedrock. A preocupação ambiental existe desde o ano de 2008, fazendo do Pedrock um dos pioneiros neste tipo de envento.